quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Resuno

O som, este ilustre desconhecido. Cintia Carvalho Da Silva. UEAP - Macapá / AP

O presente trabalho tem como finalidade analisa e discutir as questões que levam ao letramento e ao domínio de língua pela criança surda. Esse é um assunto que tem provocado muita discussão, principalmente porque os paradigmas educacionais são fortemente influenciados por uma tradição cultural da comunidade ouvinte, em que os educadores na grande maioria acreditam que o processo letramento esta associado ao som, ou seja, a fala. Com isso dedicam-se ao treinamento da oralidade se desviam dos aspectos pedagógicos. Diante disso o processo de leitura e escrita torna-se uma atividade pouco atraente a pessoa surda. È importante reconhecer que a ausência do som não impede o desenvolvimento e aquisição de diretrizes necessária ao domínio de uma língua. Segundo Fernandes o domínio de uma língua esta relacionado à internalização das regras gramaticais e os mecanismos cerebrais, pois construto cognitivo da criança vai se desenvolver por meio das interações sociais, oportunizando a internalização de conceitos necessários para aquisição da língua. Portanto faz-se necessário que a criança surda desde pequena tenha contato com sua língua materna, que no caso do Brasil é a Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS. Uma língua espaço visual. Por essa razão propõe-se a utilização de recursos de ensino – aprendizagem que priorize a memória e o pensamento do individuo sinalizador.
PALAVRAS-CHAVE: som. letramento. surdo.

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oi.boa tarde!!